quinta-feira, 10 de julho de 2014

Banho de Sol

Sabe aquelas coisas que você ouve e diz: é vou fazer quando der... E não dá a devida importância?
O banho de Sol normalmente funciona assim na cabeça da gente: quando tiver Sol, se o bebê estiver acordado e eu estiver disposta, vou levar ele para tomar um solzinho... ou não é?

Pois é... não pode ser assim... Digo isso por experiência própria e arrependimento sentido no coração até os dias de hoje!

Apesar de morar no Nordeste, de ter bastante Sol o ano inteiro, não dei a devida importância ao banho de Sol...
Dava umas 3 vezes na semana... Principalmente porque no horário apropriado para realizar o banho, minha filha estava dormindo e não achava necessário acordá-la...
A pediatra buscava me alertar sobre a necessidade... Mas não me explicou de forma muito científica, apenas dizia: não pode! Tem que dar o banho! Nem que seja 5 minutos! Abra a janela do quarto e coloque o berço onde o sol pegue! Leve ela no final da tarde! Mas não deixe de dar!!
Bem, minha filha foi crescendo, e eu continue sem dar importância... aos 4 meses ela ainda era meio molinha... achava normal, já que na minha família muita gente tem as articulações superflexíveis...
Aos 5 meses ela não sentava... nem aos 6!
Foi quando a pediatra abriu o jogo: Mãe, se você não der banho de sol, dê vitamina D todos os dias! Essa menina pode estar com carência de vitamina D e por isso não está sentando ainda...

Aí foi que caiu a ficha! Que besteira que eu fiz!!!

Foi começar a suplementar com a vitamina D e também dar o banho de Sol e em menos de 15 dias ela sentou, começou a engatinhar logo depois e meu coração ficou partido!!!
Ainda bem que deu para reverter, né? Mas a culpa não saiu de mim... Por isso venho agora falar com vocês sobre a importância do banho de sol... Não é por causa de icterícia (eu pensava que era só por isso)... É por causa da vitamina D!
A vitamina D ajuda os ossos a absorver o cálcio e ficar durinho... Por isso, até hoje, banho de Sol é sagrado aqui em casa! E a vitamina D vem nos dias nublados ou quando ela passa da hora (o que hoje é cada vez mais raro)!


Fica o ALERTA: nunca deixem de dar o banho de Sol ou suplementar, caso não tenha luz solar direta na sua casa/região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário