quarta-feira, 9 de julho de 2014

Hora do banho

Sabe, acho que o banho é um momento muito especial dentro dos cuidados do bebê...
É muito íntimo o contato, e por isso precisa ser feito de forma calma, tranquila, segura e relaxante...
Eu escolhi utilizar o ofurô na hora do banho... E isso realmente fez toda a diferença nos primeiros meses de vida de minha filha... Ela era um bebê calmo, dormia bastante, e nunca chorou na hora do banho...
Os motivos que me levaram a utilizar o ofurô foram vários, listo abaixo alguns:
  • A criança se sente mais aconchegada
  • Menor risco de escorregar da minha mão do que numa banheira comum
  • Utilização de menos de 2 litros de água na hora do banho
  • Facilidade de levar o ofurô onde quer que fosse
  • Praticidade na higienização do ofurô (não tem furinhos, gominhos, ou qualquer canto que possa acumular sujeira)
  • Moro em um apartamento com banheiro pequeno e não há espaço para banheiras

Eu dava banho no ofurô no próprio quarto dela, no banheiro, na sala, onde eu quisesse... Não pesava para levar ele "cheio" até a pia mais próxima para descartar a água utilizada...



Bom, independente de banheira ou ofurô ou bacia ou pia ou tanque ou chuveiro, você deve apresentar à criança o banho como um momento legal, relaxante...

Ah, uma coisa que minha mãe me ensinou, se você não está dando banho em água corrente, deixe sempre um caneco com um pouco de água limpa para dar o último enxague, evitando deixar resíduos de sabonete ou shampoo no corpinho... Muitas vezes eu fui verdadeiramente salva por essa água separada (que eu nunca deixava só um caneco depois da primeira vez que isso ocorreu), porque quando o bebê é muito novinho é comum ele defecar sem que você espere... e isso estraga a água, seja do ofurô ou da banheira... Algumas muitas vezes terminamos o banho e tivemos que dar outro, e daí você ter que esquentar água e deixar tudo pronto a criança já está totalmente impaciente... Então eu colocava uma parte da água no ofurô e um baldinho de 10L, separado só para isso, com 3L de água com a mesma temperatura ao lado... Quando terminava o banho no ofurô tirava um caneco para enxaguar, e se a água tivesse um ingrediente surpresa, eu simplesmente levava tudo para a pia do banheiro e dava o banho de caneco em caneco, tirando toda a sujeira indesejada...

E você, como faz nessas horas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário