quarta-feira, 20 de maio de 2015

A hora de ir para a escola


Antigamente, os pais podiam contar com uma vida totalmente diferente, onde o homem saia para trabalhar e a mulher ficava em casa, trabalhando em casa exclusivamente, cuidando dos filhos e da rotina da família, enquanto o homem era o único provedor financeiro da renda familiar.
Nessa época era comum que as crianças chegassem à escola com mais de 4 anos de idade.

Porém como todos nós vivemos nos dias atuais, a vida familiar foi bastante alterada, onde tanto as mulheres como os homens precisam trabalhar para manter a renda familiar (na maioria dos lares). Assim, criou-se a licença maternidade (que algumas têm direito), onde a mulher tem a possibilidade de se ausentar do ambiente de trabalho por alguns meses (em alguns casos 3, 4 até 6 meses - aqui no Brasil). Mas depois que passa esse período?!?
Vovós e vovôs trabalham ainda... Uma babá é uma questão de escolha que precisa ser muito analisada pelo casal em vários aspectos, não apenas financeiro (e de encargos sociais), mas também na questão social e psicológica da criança [assunto para outro post].

Assim, passada a licença maternidade a maioria das famílias precisam optar entre contratar uma babá ou levar seu bebê tão fofo e desprotegido para um hotelzinho/berçario.
Creio que a terminologia correta seja berçario, posto que ainda não andam.

É por si só uma decisão bastante difícil para os pais... Já vi algumas mães abandonarem seus empregos para adiar este momento da separação e prolongar a amamentação e outros cuidados.

E como se essa decisão já não fosse difícil suficiente para a família ainda tem pessoas que vêm criticar sua decisão... [Não se iluda, sempre e em tudo vai sempre ter quem venha dar pitaco em todas as suas escolhas]

A principal justificativa de quem é contra:
  • A criança vai adoecer!
Minha resposta para isso: sim, ela vai entrar em contato com vírus, bactérias e um monte de coisas, que vão ajudar a criar anticorpos que vão evitar que ela tenha uma saúde frágil amanhã...

  • É tão novinha(o)!
Minha resposta para isso: é verdade... queria que ela(e) só saísse de perto de mim com 18 anos... Ah, tenha Santa Paciência... É preciso mudar a lei e a forma de lidarmos com o dinheiro e consumo para que possamos nos dedicar mais tempo aos nossos filhos...

  • Mas ele(a) tem que acordar tão cedo para ir para o berçário...
Minha resposta para isso: Meu Deus, você já teve filhos que nessa idade acordavam mais tarde do que 6h/7h da manhã?! Que maravilha!!! Minha filha dormia muito quando bebê, mas o sol raiando ela acordava!

  • Sabia que podem malvadar com ela(a) na escolinha?
Minha resposta para isso: Mais fácil acontecer em casa com uma babá porque não tem ninguém para denunciar...

  • Você não acha que é cedo demais para ela(e) tá na escola?!
Minha resposta para isso: Você sabia que pela indicação MEC (Ministério da Educação) a criança deve entrar numa sala de aula para iniciar exercícios de coordenação motora e outros mais aos 2 anos de idade?

Só posso falar do que vivi... Eu e meu marido trabalhamos home office. Tivemos a oportunidade de manter nossa pequena 24h conosco por 1 ano e 3 meses. Quando ela começou a andar, ficou difícil trabalhar e cuidar dela... Além disso, ela estava muito introspectiva, socializava pouco, só via dois adultos o tempo inteiro e aos finais de semana é que tinha momentos com outras pessoas e crianças.
Ao iniciar no hotelzinho (porque já andava sozinha), ela passou 1 ano praticamente pegando viroses e se adaptando ao novo ambiente, isso é ABSOLUTAMENTE NORMAL!!!! Hoje ela pega com menos frequência, e quanto ao comportamento, cada dia mais social, cada dia mais solta e comunicativa!
A escola trouxe disciplina para acordar, aprender, brincar, e dormir... A escola trouxe amiguinhos, tias e tios...
A escola trouxe muita coisa positiva... muito mais que qualquer ponto negativo...

No dia das mães - 2015
No dia das mães - 2015


Foi assim para mim, e para você?
Deixe sua história registrada aqui... Seu bebê já está no berçário/hotelzinho/escola? Como foi esse momento?
Compartilhando nossa experiência podemos ajudar uns aos outros!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário